Série - Olimpíadas (02)

Maranata!!!

Essa é a segunda matéria de uma série que postaremos até as IV Olímpiadas da 1ª região. Não deixe de acompanhar, pois você encontrará dicas das modalidades, história delas, bem como segredos que pode te render a medalha na maior competição entre DESBRAVADORES de toda Associação Rio de Janeiro. Se você perdeu a última matéria abaixo segue o link. http://desbravaprimeiraregiao-arj.blogspot.com.br/p/serie-olimpiadas-01.html

Agora sim podemos prosseguir com a nossa viajem pelo mundo do esporte. Nessa edição falaremos da Natação e Atletismo dando ênfase as corridas. Na próxima matéria, outras modalidades do atletismo e ciclismo.

NATAÇÃO:
Eu sei que muitos não gostam de banho, mais ficam logo animados quando o assunto é natação e na 4ª edição dos nossos jogos teremos a prova de 50 metros livre. A primeira vez que essa prova foi utilizada numa olímpiada foi em 1904 somente para homens onde participaram somente Húngaros e Norte Americanos, adivinha quem levou a 1ª medalha? É não foram os Norte-americanos, foi o Húngaro Zoltán Halmaya com um tempo de 28 segundos (tenho certeza que algum desbravador(a) irá bater esse tempo fácil, fácil. Rs). Essa modalidade desde então foi afastada das Olímpiadas e retornou em 1988 em Seul, agora para homens e mulheres. O atual recordista olímpico é o brasileiro César Cielo com 21.30seg. e para as mulheres é Britta Steffen alemã com 24.06 seg. Agora vão algumas dicas para melhorar o seu desempenho nessa prova:
- Dica1: Bata os pés próximos e constantemente, quase que se tocando.
- Dica2: Respiração a cada 2 braçadas, esvazie totalmente o seu ar dentro d’água antes de colocar a cabeça pra fora pra pegar mais ar.
- Dica3: Mão em forma de concha, entrando primeiro os dedos na água e depois o restante da mão e braço, lembre-se que a mão entra na água próximo a cabeça e não na frente, pois o que faz você ficar rápido é o deslize e a puxada de água.

ATLETISMO:
Vamos agora para as provas de Atletismo começando com o revezamento 4x100m:
A corrida 4x100 é uma modalidade onde 4 atletas correm cada um 100 metros. A primeira prova foi nas Olímpiada de Estocolmo em 1912 só para homens, tendo como primeiro vencedor a Grã-Bretanha. A prova começou para as mulheres em 1928 tendo com vencedoras as meninas do Canadá. Os Estados Unidos obtinham até pouco tempo atrás os melhores 10 resultados, ganhando campeonatos mundiais e Olímpiadas, porém existe um cara chamado Usain Bolt que comandou a quebra de recorde e da hegemonia Americana sobre essa prova quando foi campeão da prova no último mundial de atletismo realizado ano passado na Coréia do Sul. O Brasil tem 2 medalhas nessa modalidade, sendo uma de Bronze conquistada em Atlanta (1996) e uma de prata conquistada em Sydney (2000). Agora vão as dicas para um melhor desempenho:
- Dica 1: Entrosamento entre os competidores, treinar a passagem do Bastão.
- Dica 2: Passar o Bastão no estilo não visível, para que isso seja possível a equipe deve treinar muito essa passagem, pois qualquer erro pode custar a medalha.

100 METROS RASOS:

A prova de 100m rasos é a mais rápida do Atletismo, foi disputada pela primeira vez para homens no ano de 1896 e para mulheres em 1928 tendo como campeões os norte americanos Tom Burke e Betty Robinson, atualmente o homem mais rápido do mundo é Usain Bolt que completou a prova em 9,58 segundos no mundial da Alemanha em 2009, já a mulher mais rápida do mundo é Florence Griffith completando a prova em 1988 em Indianapolis com 10,49 segundos. As dicas para essa modalidade são:
- Dica 1: Passadas largas
- Dica 2: A primeira parte do pé a tocar o solo deve ser o calcanhar, depois o pé e em seguida planta.
- Dica 3: Corra seu máximo 100 metros é pouco então não vale aquela estratégia de dar gás no final, tem dar o gás no começo e aumentar no final.

MARATONA:
Por fim nossa última modalidade dessa edição, para diretoria, a maratona é a mais antiga prova Olímpica e também a mais longa. Realizada normalmente como a última prova dos jogos Olímpicos, testa a resistência dos atletas e não a velocidade. O percurso original tem 42,195 metros (quase o mesmo de ir da Central até Mazomba, local do Campuni).  Em 2011 um Senhor de 100 anos se tornou o mais velho a completar uma maratona terminando a prova em 8 horas 11 minutos 5segundos e centésimos. Não tem muita dica pra dar mais aqui vão algumas.
- Dica 1: Coloque um ritmo que você vai manter até o final
- Dica 2: Durma bem e se alimente pela manhã
- Dica 3: corra com o coração para representar seu clube.

Essas foram algumas modalidades da IV Olímpiadas da 1ª região, na próxima edição falaremos sobre: Arremesso de peso, tiro ao alvo, Salto em distância e ciclismo.
Ore a Deus por esse evento, se prepare, treine, continue lendo o blog e o principal busque a união do seu clube, pois o segredo da vitória sempre estará na União, ninguém é campeão sozinho sempre tem alguém por trás. Fique com Deus e até a próxima.

Por: Lucas Henrique Ferreira (Líder de desbravadores do CDCR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário